23/05/2017 às 19h29min - Atualizada em 23/05/2017 às 19h29min

Estudantes da UFPB tem projeto reconhecido por uma das maiores empresas de Engenharia do Brasil

Redação com Assessoria
Foto: Assessoria
Em 2015, a Radix Engenharia e Software selecionou e premiou projetos de equipe de universitários de todo o Brasil, que contribuíram com o desenvolvimento sustentável, visando oportunidades criativas, incentivo à inovação, ao empreendedorismo e à transferência de tecnologia.
 
Os projetos pertecem aos seguintes eixos temáticos: Eficiência Energética, Recursos Hídricos e Gestão de Resíduos Sólidos.
 
A Equipe EcoTec - UFPB  tendo como fundador, Nickson Eduardo e Giancarlo Brandão, se destaca e tem seu projeto reconhecido por uma das maiores empresas de Engenharia do Brasil, a Radix Engenharia e Software, escolhendo 6 projetos a serem desenvolvidos na área de Sustentabilidade, fazem parte da equipe os também alunos; Bruno Ribeiro, Camilla Soares e Luan Florencio e Diego Heleno, todos alunos regulares do Centro de Energias Alternativas e Renováveis o CAER-UFPB.

O destaque da equipe veio com o desenvolvimento de um aparelho capaz de levar o tratamento de água, em regiões isoladas ou em lugares onde o tratamento de água é precário, o aparelho usa a energia solar como fonte primária de energia, filtros de partículas solidas e raios ultra violetas no tratamento da água, com embasamento da literatura acerca da purificação da água usando o método de exposição a raios UV (ultravioleta), e comprimento de onda do UV 254nm, e um tempo de exposição de 30 a 100 mW-seg/cm2, e usando um filtro de partículas para deixar a água o mais cristalina possível, tivemos resultados acima de 99% em se tratando de desinfecção da água, em relação a vida biológica. 


No decorrer do projeto, foi possível derivações no aparelho, com a orientação do Dr. Raimundo Aprigio de Menezes Junior professor do CEAR-UFPB, aplicamos a mesma ideia para um flutuador onde o mesmo é ancorado no corpo hídrico e é capaz inicialmente de bombear 600L de água por dia, outra possibilidade é uma maleta, onde todo o sistema é abrigado, e pode ser levado a qual-quer lugar de forma prática.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Primeiras Notícias Publicidade 1200x90